Vendas de Veículos na China em 2012 – 19 milhões de unidades.

Esses números impressionantes nos fazem sentir pequenos perante esse gigante asiático

Orlando Merluzzi
Orlando Merluzzi

As vendas de veículos comerciais na China atingiram 3,8 milhões de unidades em 2012. Isso apenas no segmento de veículos comerciais. A FOTON continua líder no maior mercado automobilístico do mundo e vendeu 613.000 veículos comerciais em 2012, seguida pela Dong Feng com 538 mil unidades e a JAC com 274 mil. O mercado total de veículos na China em 2012 incluindo carros, comerciais leves, caminhões e ônibus ultrapassou 19 milhões de unidades, com crescimento de 7% em relação ao ano de 2011. Enquanto o mercado de caminhões continua deprimido no restante do mundo, na China caiu apenas 1,8% e vendeu 2,8 milhões de unidades. Sim, 2,8 milhões de caminhões em 2012.

Esses números impressionantes nos fazem sentir pequenos perante esse gigante asiático que no Brasil, ainda poucos conhecem.  O cliente Chinês está cada vez mais exigente em qualidade e tecnologia. Tanto quanto, ou até mais do que o cliente Brasileiro. 

O volume de vendas de caminhões na China em um único ano, foi quase o dobro de todo parque circulante de caminhões existentes no Brasil. Por aqui são pouco mais de 1,8 milhões de caminhões rodando dentro do País. A China vendeu 2,8 milhões de caminhões no seu mercado interno, apenas em 2012. Somente a FOTON vendeu na China em 2012, o dobro do mercado de veículos comerciais vendidos na América do Sul. Pausa para respirar!

1 Comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s