A Miopia em Marketing, 50 anos depois.
Já se vão quase 30 anos, desde a primeira vez que li esse Testamento de Marketing escrito por Ted Levitt em 1960 e publicado na Harvard Business Review.
Ao longo dos últimos 27 anos meus conhecimentos corporativos se aprimoraram, e com eles meu entendimento e capacidade de crítica ao tema.
Ontem fiz uma deliciosa releitura do artigo original de Levitt e lavei a alma com a atualidade de uma obra de arte escrita há mais de 50 anos, que rejuvenesce com o passar dos tempo. Fico imaginando, de forma surrealista, como seria o mesmo artigo reescrito hoje por Levitt, com a Globalização, Telefone Celular, Internet e principalmente, com o surgimento da China Capitalista (graças a Deus).
Quem quiser reler esse artigo com olhos de um mundo 50 anos mais velho, anexo abaixo o original em Inglês e uma versão em Português. Pense que depois de sua publicação, o muro de Berlin caiu, o mundo quase quebrou por duas vezes, surgiram a Internet, Bill Gates, Steve Jobs, a China passou a andar de Rolls Royce, o Brasil deixou de ser mero expectador, o carro elétrico é uma realidade e os melhores vinhos do mundo deixaram de ser feitos na França.
Miopia em Marketing (Portugues)
Boa leitura e (boa viagem)!