Uma deliciosa releitura de Theodore Levitt

A Miopia em Marketing, 50 anos depois.

Já se vão quase 30 anos, desde a primeira vez que li esse Testamento de Marketing escrito por Ted Levitt em 1960 e publicado na Harvard Business Review.

Ao longo dos últimos 27 anos meus conhecimentos corporativos se aprimoraram, e com eles meu entendimento e capacidade de crítica ao tema.

Ontem fiz uma deliciosa releitura do artigo original de Levitt e lavei a alma com a atualidade de uma obra de arte escrita há mais de 50 anos, que rejuvenesce com o passar dos tempo. Fico imaginando, de forma surrealista, como seria o mesmo artigo reescrito hoje por Levitt, com a Globalização, Telefone Celular, Internet e principalmente, com o surgimento da China Capitalista (graças a Deus).

Quem quiser reler esse artigo com olhos de um mundo 50 anos mais velho, anexo abaixo o original em Inglês e uma versão em Português. Pense que depois de sua publicação, o muro de Berlin caiu, o mundo quase quebrou por duas vezes, surgiram a Internet, Bill Gates, Steve Jobs, a China passou a andar de Rolls Royce, o Brasil deixou de ser mero expectador, o carro elétrico é uma realidade e os melhores vinhos do mundo deixaram de ser feitos na França.

MktgMyopia Original English

Miopia em Marketing (Portugues)

Boa leitura e (boa viagem)!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s