Um atestado de incompetência

E viva o Agronegócio Brasileiro

Uma das bandeiras do orgulho nacional, o Agronegócio no Brasil representa menos de 6 % do PIB. Isso é pouco ou muito? Depende de algumas análises conjugadas, mas nos EUA o Agronegócio representa apenas 1 % do PIB. A questão é: a que custo? A estrutura logística no Brasil é um atestado de incompetência de todos os gestores públicos, órgãos e autarquias, envolvidos na cadeia.

Nos EUA, o custo logístico do agronegócio, envolvendo transporte, armazenagem e estoque, representa 9% da receita das empresas do setor, enquanto no Brasil, o mesmo custo sobre as mesmas bases representa mais de 14% de impacto. Ainda bem que o setor produtivo do agronegócio brasileiro é muito eficiente e muito competente. E precisa ser mesmo, para poder compensar toda incompetência da gestão e da falta de infraestrutura em portos e rodovias no Brasil.

Custo Brasil
Custo Logístico no Brasil – Agronegócio (Fonte: MA8 MCG)

Motivo de piada no exterior. Transferir o estoque da produção agrícola para os caminhões parados nas filas, esperando para entrar nos portos de Santos e Paranaguá, é tão coisa nossa quanto a Jabuticaba.  Só tem aqui! Essas imagens se repetem a cada safra. Graças a Deus, o setor e os empresários do Agronegócio Brasileiro são muito competentes, apesar de tanta gente contrária a eles, principalmente em Brasilia. A competência do produtor Rural brasileiro compensa a incompetência dos políticos e gestores da infraestrutura brasileira.

Espera para Paranaguá
Espera para o Porto de Paranaguá – Prejuízos que se repetem quase todos os anos

O cancelamento das compras nesse ano pela China é apenas mais uma mancha e não parece que vai ser a última.

Gargalo em Santos
Gargalo no Porto de Santos. Tristeza e desânimo na imagem do caminhoneiro, esperando, esperando…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s