Por que precisamos de um líder-ídolo?

ídolo
Ídolo e líder

Todos nós temos alguém a quem admiramos pela liderança. Todos nós temos alguém a quem odiamos, pela liderança. Se for um grande líder da equipe adversária, será odiado. Mas é ídolo. Se você nunca notou isso, procure em seus arquivos cerebrais. Dessa forma, todos precisam de um ídolo. Seja no esporte, na política, no mundo empresarial ou na música. Pessoalmente penso que somente os fracos e carentes se deixam levar por líderes políticos, mas não há quem resista ao olhar de um ídolo apolítico.

Muitos esportistas bem-sucedidos se tornaram referência por sua liderança e hoje são os palestrantes mais procurados por empresas e grandes eventos. Isso mesmo, o esporte tem sido a maior fábrica contemporânea de líderes e de ídolos. Mas poucos reúnem os atributos que os fazem ao mesmo tempo, líderes e ídolos. Mas, por que precisamos de um ídolo?

Um país sem ídolos é um país desunido. Uma empresa sem um líder é uma corporação sem rumo. O ídolo para ser admirado e o líder para conduzir. Imagine se existisse alguém que reunisse todos os atributos para ser ao mesmo tempo, líder e ídolo? Imagine uma empresa com essa pessoa no comando.

Por que é que os países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos, precisam desesperadamente de alguém para idolatrar?  Geralmente esse ídolo só pode ser encontrado no esporte. Sim, porque é em uma vitória que a bandeira do país tremula e o hino nacional é executado, enchendo o povo de orgulho, com transmissão ao vivo para todo o mundo.

Quem é o ídolo no Brasil hoje? Neymar? Não. O ídolo é aquele que é referência de conduta, de cultura, de postura e de resultados. O Neymar é apenas um grande jogador, mas ainda é um menino. Ídolo como era Senna, como foi Guga ou Cafú. Alguém que além de celebridade nos enchia de orgulho e principalmente, nunca se envolveu em um escândalo sendo, portanto, referência de conduta. Alguém que venceu, manteve o padrão ético e moral, fez caridades e beneficência. Certamente esqueci alguém, mas, por favor, complete a lista e verá que talvez sobrem dedos nas mãos. Poderia discorrer longamente sobre a diferença entre ser famoso, ser celebridade, ser líder, ou ser ídolo. Mas não é o objetivo.

Na política não há o ídolo-líder a que me refiro. Nenhum político por mais líder que seja, reúne todos esses atributos ao mesmo tempo. Mas quando não se tem um ídolo em outra área para ser referência, surgem então os líderes políticos que conduzem a massa pela ignorância ou pelo desespero. Estamos cheios de mal-exemplos na América do Sul.

O bom exemplo da Argentina, pelo esporte. Quando o maior ídolo de sua história recente escorregou nos atributos da ética e da moral, houve uma busca frenética, mas velada, para se encontrar outro ícone. Um país não pode ter um povo que não tenha um grande ídolo e seja ao mesmo tempo, exemplo de conduta e disseminação de valores. Felizmente surgiu Messi. Esse eu coloco na galeria dos verdadeiros ídolos. Ele é um profissional excepcional, mantem sua imagem inabalada e não se envolve em escândalos. Não precisa de tatuagens, brincos ou penteados extravagantes. Messi é um ídolo do qual os argentinos podem realmente se orgulhar. Ele tem um grande estilo de liderança no ataque de sua equipe, que causa admiração de todos, até de seus próprios adversários. Pouco se divulga quando Messi vem ao interior de São Paulo, participar de um jogo beneficente em prol de crianças carentes da região. Sim, ele já fez isso.

Mas quanto ao Brasil? O povo brasileiro precisa urgente de um ídolo para liderar seu orgulho. Hoje eu estava assistindo as 500 milhas de Indianápolis, vencida pelo brasileiro Tony Kanaan, quando o narrador disse: o Brasil está precisando de um novo ídolo. Sim, o povo brasileiro precisa de um novo ídolo, mas que seja também um grande líder e conduza a imagem do País ao centro das lentes da admiração mundial. Na falta desse líder, seja um esportista, empresário, artista, ator ou escritor, o povo brasileiro permanece idolatrando líderes políticos que rebaixam os valores éticos e moral ao nível mais rasteiro.

No mundo empresarial, essa necessidade de encontrar grandes líderes também existe. Aquele chefe ídolo que faça todos os colaboradores da corporação terem orgulho de sua empresa, de seus produtos e de seu CEO. Aquele líder que traga consigo a sua equipe, por vontade dela e não por imposição. Aquele líder que, por ser ídolo, nunca se tornará uma ilha no oceano da informação dentro da corporação. Sim, o líder que não é ídolo corre o risco de não receber todas as informações que deveria. Não significa que o bom líder não conduzirá a empresa aos resultados esperados pelo conselho. Se ele for líder e ídolo, será muito mais do que a simples imagem da empresa. Será a sua alma.

O Brasil é um País em desenvolvimento, mas às vezes infelizmente têm rompantes de país de quarto mundo, exatamente por falta de um grande líder-ídolo que agregue sucesso, orgulho, valores e ética, no qual o povo possa se inspirar e tomá-lo como exemplo. Às vezes eu penso que esses líderes-ídolo existem, mas o sistema não permite que eles aflorem.

Que saudade das minhas manhãs de domingo, quando havia um ídolo que nos enchia de orgulho após cada vitória e nos liderava a uma sensação de bem-estar por ser brasileiro, independente da classe social ou cultural.

O grande líder não precisa ser ídolo, mas somente o líder-ídolo é capaz de ser amado pelos seus liderados e admirado por seus adversários.

O. Merluzzi – maio/2013

Ídolo, valor e ética
Ídolo, valor e ética

1 Comment

  1. Caro Orlando, excelente reflexão, leva-nos a questionar muitas coisas e a pensar seriamente no papel do líder. muito bom. líder bom é aquele que forma outros lideres. e não apenas seguidores. um abraço.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s