Fenabrave divulga resultado de 2014, com otimismo para 2015

Parabéns a Volvo Caminhões

A FENABRAVE divulgou hoje os números de emplacamento no setor automotivo em 2014, sem muita surpresa. No topo da cadeia alimentar de carros e comerciais leves continuam 8 marcas detendo 90% do mercado, enquanto outras 42 marcas brigam pelos 10% restantes. O mercado total de 3,5 milhões de veículos recuou pouco mais de 7% em relação a 2013.

As previsões da Fenabrave são otimistas para 2015 e projetam uma pequena queda de 0,5% no mercado de veículos. Talvez eu seja mais cético ou realista – leia meu post “os fantasmas contra-atacam no setor automotivo“, de 04/01. Com um cenário tão complicado para 2015 eu não projetaria estabilidade em volume no setor automotivo, salvo o Ministro Joaquim Levy tire algum coelho da cartola e não tenhamos mais nenhuma crise de credibilidade em outras empresas estatais. Já basta uma.

volvo_logo_detailMas quero fazer uma menção especial a Volvo, que se consolidou como a 3a. marca de caminhões no Brasil com 14,4% de participação em 2014 (segundo os números da Fenabrave), ratificando o que se observara em 2013. Importante ressaltar que a Volvo ainda não atua em todos os segmentos do setor. Pode-se esperar que no futuro a empresa dispute a liderança no mercado de caminhões no País, quando lançar produtos nos segmentos médios e leves.

Parabéns a Volvo Caminhões e minha admiração para uma empresa que priorizou a qualidade, o pós-venda, o respeito as pessoas e principalmente a parceria com a sua Rede de Concessionárias. O resultado é esse: crescimento no mercado, com rentabilidade e uma rede de concessionárias saudável e motivada.

Orlando Merluzzi

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s