Os fantasmas contra-atacam no setor automotivo – 2

Antes de tudo quero desejar um Feliz Natal a todos, com votos de união e paz, mas principalmente com a esperança de vivermos um cenário bem melhor em 2016.

Há quase um ano, em 04/01/2015 publiquei o texto original os fantasmas contra-atacam no setor automotivo (leia no link), alertando para o que viria em 2015. Naquele momento o setor ainda tinha alguma esperança de recuperação, mas eu enxergava um outro cenário – a saber, não tenho nenhuma bola de cristal. Na prática, a experiência de mais de 30 anos no setor automotivo me mostrava outra imagem, afinal, passei por 16 crises no setor e sobrevivemos a todas. De algumas, até saímos mais fortes. Infelizmente, o previsto para 2015 se tornou realidade com intensidade ainda maior.

www.ma8consulting.com
http://www.ma8consulting.com

Fazer previsões estratégicas não é simples, mas atualmente prever problemas e mercado ruim ficou fácil. Contudo, apesar do que ocorreu esta semana no Planalto Central e ainda está por vir nos próximos 3 meses, tenho uma visão bem menos catastrófica para 2016 e melhor ainda para os próximos anos. Assim também pensam os estrategistas da MA8 Consulting Group. Aliás, a MA8 vai publicar nesta semana as projeções de curto prazo para 2016 e quem quiser receber as resenhas para planejamento estratégico, poderá em breve se cadastrar no site da empresa.

Voltando ao tema ectoplasmático, em janeiro passado falávamos o seguinte, de forma resumida:

“O ano de 2015 será difícil para o setor automotivo, mas será terrível para as concessionárias. Noites de terror para os titulares da rede. O cenário político e econômico é o pior possível. Estão de volta os fantasmas que desestabilizam qualquer planejamento. Alertamos para o iminente colapso nas redes de concessionárias. Haverá queda no nível de emprego e de renda, menos crédito para atividades de consumo e serviço, maior cautela do consumidor para se endividar, retração salarial com aumento de custos variáveis na indústria, desistência de investimentos estrangeiros e inversões de FDI, diminuição das atividades da construção civil, possível turbulência no setor elétrico, aumento da safra com déficit de silos em ambiente de queda no valor das commodities, classificação limítrofe de ratings internacionais, crise de credibilidade do país e das empresas estatais no exterior, menor atividade do BNDES no mercado, inflação, dólar em alta, instabilidade política, baixo crescimento econômico, etc., etc..

E por aí vai. Ou melhor, por aí foi. Mas atenção: essas previsões eram para 2015 e não para 2016.

Agora vou repetir a mensagem positiva: Calma! Não se desespere. Muita coisa boa vai ocorrer na economia global em 2016 e novamente há a possibilidade de o Governo fechar os olhos e apertar os botões corretos naquele painel de controle.

O setor automotivo brasileiro está entre os mais resilientes que existem, mas infelizmente o campo está minado na área de concessionárias e distribuidores.

É hora de reestruturar as operações, reorganizar processos, rever governança e redesenhar o próprio modelo de negócio. Reduzir custos sem perder eficiência, mantendo o negócio saudável. Sim, é possível. Temos feito isso com sucesso em empresas de todo tamanho, utilizando uma moderna ferramenta de reestruturação e fortalecimento de modelos operacionais.

Continuamos afirmando que a “crise” dói aos que se abrem para ela. Não feche os olhos para soluções pragmáticas, que não precisam reinventar a roda.

Quanto aos concessionários e distribuidores, a resposta que buscam desde o momento que acordam até o final do dia, é para a seguinte dúvida:  Devo ficar nesse negócio ou encontrar um modo de sair dele?

Essa não é a pergunta de um milhão de dólares! Fale com a gente, temos uma saída. Ideias simples e soluções práticas.

Que sobrevivam e cresçam os que sabem se reinventar e buscar soluções adequadas a realidade. Não tenha medo de fantasmas.

(*) – Orlando Merluzzi atua no setor automotivo há mais de trinta anos. É membro de conselho, consultor de empresas e sócio da MA8 Management Consulting Group no Brasil.

————————————————————————————————————-

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s