A nova ordem de poder no mercado mundial de veículos

As vendas de veículos na China representam 30% de todo mercado mundial. Somente naquele país são vendidos 77 mil veículos por dia, ou 3.200 por hora, 53 por minuto ou praticamente 1 veículo por segundo. Enquanto você leu essa frase, se não engasgou, foram vendidos mais 15 carros na China.

Olhe bem para o gráfico acima e lembre-se que essa linha vermelha foi construída em um mercado que ainda não possui financiamento de veículos, nos moldes que temos por aqui. A nova matriz econômica de Xi Jinping vai fomentar o financiamento. Como o mercado chinês continuará crescendo de forma assustadora, a China já condenou os veículos movidos com motores a combustão e dessa forma, carros movidos com energia alternativa são a “bola da vez” naquele país. Isso está assustando os tradicionais fabricantes mundiais de veículos, que não conseguem acompanhar os “landmarks” chineses para veículos elétricos, por exemplo, os quais, em poucos anos, deverão representar 25% das vendas internas na China.

No último dia 18 de junho, as principais associações de fabricantes mundiais de veículos enviaram uma carta ao ministro da tecnologia da China, pedindo para eles “irem um pouquinho mais devagar”…

Os três gráficos dispensam maiores esclarecimentos.

“E la nave va”…

 

O.M.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s