A DANÇA DO MARKET SHARE NO MERCADO AUTOMOTIVO – Parte 2

Perder um único ponto percentual de participação em um mercado atrativo, instável e competitivo, como o brasileiro, significa mais do que procurar desculpas para a matriz. Um por cento de market share no setor automotivo representa centenas de milhões de reais em oportunidades de negócios para toda a cadeia, em vendas de peças, serviços, financiamento e relacionamento, que fazem gerar a recompra dos veículos novos da marca.

As Big 4 no Brasil perderam mais de 25 pontos percentuais em 15 anos. O gráfico é autoexplicativo.

Por quê esse período é importante? Porque representa ascensão, sonho e queda do setor automotivo brasileiro, impulsionado pela carona da economia no crescimento da China e parcialmente transformado em pesadelo pelas trapalhadas políticas. Digo parcialmente, porque o setor vai se recuperar, porém, quem perdeu espaço no mercado e principalmente, descuidou da rede de concessionárias, dificilmente convencerá novos investidores a reabrirem as centenas de concessionárias de veículos fechadas nos últimos três anos. Gato escaldado…

Com as novas tendências de mobilidade, integração, energia limpa, uso racional de frotas e transportes autônomos, inúmeras novas oportunidades de investimento surgirão dentro do próprio setor automotivo brasileiro, mas quem ainda não pensou no que fará, ou onde estará daqui a três anos, corre grande risco de não conseguir fazer e nem estar.

Planejamento estratégico é algo que se faz com antecedência e com elevada dose de responsabilidade.

Orlando Merluzzi – Setembro 2017

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s