Resultados da Pesquisa: Tendências e Novas Tecnologias no Setor Automotivo – 2018

MA8 Consulting divulgou no dia 25/04 a 2ª pesquisa sobre TENDÊNCIAS E NOVAS TECNOLOGIAS NO SETOR AUTOMOTIVO, edição 2018. Durante 22 dias, 760 pessoas participaram da pesquisa, sendo 77% delas com idade acima de 40 anos e 93% com formação superior, inseridas no setor automotivo. A metodologia é exploratória com grau de confiança de 95% e foi realizada durante o período de 22 de março a 13 de abril de 2018.

Com o objetivo de compreender a percepção deste universo quanto à chegada das novas tecnologias no setor e o impacto iminente nos negócios, investimentos e formas gestão, as questões abordaram o nível de conhecimento sobre veículos elétricos e autônomos, indústria 4.0, mobilidade urbana, confiança na indústria nacional, desafios do setor, fontes de tecnologias, entre outras.

A maioria do universo pesquisado compreendeu a velocidade das mudanças e a forma como seus negócios serão impactados nos próximos anos.

Segundo a pesquisa, 95% das pessoas disseram que estão atualizadas em relação às novas tecnologias no setor automotivo e 41% delas afirmam que as novas tecnologias no setor impactarão seus negócios em até três anos.

Confiança e ceticismo andam juntos para a indústria nacional

A pesquisa abordou o grau de confiança no setor automotivo brasileiro e sua capacidade de acompanhar a evolução tecnológica nos países desenvolvidos. A capacitação brasileira goza de prestígio junto aos respondentes, que colocaram em um mesmo nível tecnológico a Boeing e a Embraer. Contudo, duvidam que o Brasil conseguirá acompanhar a evolução dos carros elétricos em curto espaço de tempo, correndo sério risco de ficar para trás em relação ao desenvolvimento mundial.

Quanto ao desenvolvimento tecnológico, apenas 27% dizem que o Brasil conseguirá acompanhar a demanda no setor automotivo nos próximos cinco anos e 66% acreditam que o País corre risco de se distanciar do desenvolvimento tecnológico global para carros elétricos.

Fornecedores para o setor automotivo: um duro golpe.

A chegada dos carros elétricos será um duro golpe nos negócios de muitos fornecedores tradicionais no setor automotivo no Brasil. Os novos veículos possuem 50% menos peças móveis, não trocam óleos nem filtros, não possuem velas nem correias e uma pastilha de freio pode durar até 150 mil quilômetros. Na pesquisa, 84% das pessoas acreditam que muitos fornecedores do setor automotivo deixarão de existir em até dez anos.

O papel da China

Outro fator que persiste é a desconfiança quanto aos carros chineses e essa percepção talvez reflita o desconhecimento das pessoas quanto ao avançado estágio de desenvolvimento tecnológico daquele país nesse setor. Ao perguntar se as pessoas viajariam em um carro autônomo em determinada rodovia no Brasil, 48% dos respondentes disseram que fariam a viagem em um carro autônomo (sem motorista). Esse índice caiu para 32% se o carro for chinês e subiu para 54% se o carro for alemão.

A pesquisa está disponível para download em PDF, gratuitamente, no site da MA8 (www.ma8consulting.com), na página de estudos e releases, ou diretamente no link abaixo:

Link MA8Pesquisa MA8 – Tendências Setor Automotivo 2018

Linkedin: Artigo relevante

Orlando Merluzzi

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s