Índice de Desemprego x Licenciamento de Veículos

Entre 2005 e 2013 tivemos um momento de ouro da expansão do mercado automotivo brasileiro. Sobrepondo os gráficos de evolução das vendas com o índice de desemprego, nenhuma coincidência. Com taxa de 5,5 habitantes por veículo, bastam três anos seguidos de estabilidade na economia e pequena queda na linha vermelha para o mercado automotivo crescer rápido. Tenho a sensação que o consumidor prioriza a compra do carro em detrimento à aquisição da casa própria.

O.M.

2 Comments

  1. Orlando, diante do cenário atual de crise na saúde mediante o COVID-19 com impacto direto na economia, como você enxerga que se comportará o setor de vendas de usados no Brasil?

    1. Elaine, acredito que as vendas de usados seguirão a mesma tendências das vendas de novos, isso porque o que está em jogo não é a escolha entre comprar um carro novo x carro usado, mas entre comprar x não comprar. A compra de um veículo deixou de ser prioridade. Quando o mercado retomar, os usados tendem a oferecer excelentes negócios, em detrimento do mercado de novos, para quem tiver recursos disponíveis. A retomada da economia vai ser lenta e isso vai refletir nas vendas de veículos. OM

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s