A evolução das Vendas Diretas no mercado de carros e comerciais leves. Bom para as marcas, ruim para as redes de concessionárias.

 

O gráfico mostra a evolução das VENDAS DIRETAS contra as vendas no varejo no mercado de carros e comerciais leves, nos últimos 15 anos. Não é correto justificar o aumento das vendas diretas como consequência da queda das vendas no varejo pela crise e manutenção das compras de locadoras e vendas corporativas. É miopia. O mercado competitivo possui hoje mais concorrentes do que há 10 anos e a disputa frenética por market share vai gerar efeitos colaterais nas redes de concessionárias. As vendas diretas são necessárias, principalmente se estiverem acordadas em convenção de marca. Um terreno frutífero e perigoso se o consumidor fizer comparação entre comprar um carro novo ou alugar por um ano em uma grande locadora. A equação possui variáveis exatas, essa conta vai chegar.

Um campo minado para as redes de concessionárias.

Hoje, fazer um contrato de locação por um ano com uma locadora, assinado em um período de baixa demanda (entre junho e setembro), é muito mais vantajoso para o consumidor do que comprar um carro novo.

O.M.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s