Vendas Internas de Máquinas de Construção cresceram 67% em 2018, segundo a ABIMAQ, apesar do pibinho…

Interessante estudo da MA8 no setor de Máquinas e Equipamentos de Construção.

Apesar do PIB de Construção amargar o 5° ano seguido de queda (fechou 2018 com 2,5%) e o PIB Industrial ter crescido apenas 0,6% após quatro anos seguidos de baixa, as vendas internas de máquinas e equipamentos de construção cresceram 67% em 2018, segundo a ABIMAQ.

Pela análise da MA8 esse bom resultado é, em parte, explicado pelo crescimento da formação bruta de capital fixo, que subiu 4,1% em 2018, apesar da falta de investimentos do Governo no setor de infraestrutura (em 2018, foi o menor em dez anos).

Segundo os consultores e especialistas em máquinas de construção, Leonilson Rossi e Juan Gonzales, “é certo que o setor de construção foi pouco beneficiado em 2018, mas outros segmentos em que os equipamentos de construção e máquinas amarelas são muito utilizados, tais como agricultura, aplicações florestais e mineração, tiveram um ano bem razoável em 2018 e também havia uma demanda reprimida dos anos anteriores, com a utilização de máquinas usadas e a canibalização em frotas ociosas”.

A análise dos gráficos em separado é fundamental. Se os índices de confiança na Economia mantiveram-se com o pescoço fora da água em 2019, o setor de máquinas de construção vai continuar crescendo e se o governo mirar a infraestrutura, o crescimento será sólido por um bom período.

OM

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s