Interessante estudo da MA8 no setor de Máquinas e Equipamentos de Construção.
Apesar do PIB de Construção amargar o 5° ano seguido de queda (fechou 2018 com –2,5%) e o PIB Industrial ter crescido apenas 0,6% após quatro anos seguidos de baixa, as vendas internas de máquinas e equipamentos de construção cresceram 67% em 2018, segundo a ABIMAQ.
Pela análise da MA8 esse bom resultado é, em parte, explicado pelo crescimento da formação bruta de capital fixo, que subiu 4,1% em 2018, apesar da falta de investimentos do Governo no setor de infraestrutura (em 2018, foi o menor em dez anos).
Segundo os consultores e especialistas em máquinas de construção, Leonilson Rossi e Juan Gonzales, “é certo que o setor de construção foi pouco beneficiado em 2018, mas outros segmentos em que os equipamentos de construção e máquinas amarelas são muito utilizados, tais como agricultura, aplicações florestais e mineração, tiveram um ano bem razoável em 2018 e também havia uma demanda reprimida dos anos anteriores, com a utilização de máquinas usadas e a canibalização em frotas ociosas”.
A análise dos gráficos em separado é fundamental. Se os índices de confiança na Economia mantiveram-se com o pescoço fora da água em 2019, o setor de máquinas de construção vai continuar crescendo e se o governo mirar a infraestrutura, o crescimento será sólido por um bom período.
OM