Até onde a rede de concessionárias aguentar…

Manter a rede de concessionárias saudável, tendo menos de 3% de market share, é uma tarefa dificílima e a conta acabará chegando. Com exceção das marcas premium, que possuem o dobro das margens de comercialização em veículos, peças e serviços, as outras marcas que estão regularmente abaixo do ponto de corte só terão três alternativas no País, se o mercado não voltar logo aos 3 milhões de veículos por ano: crescer organicamente, crescer por aquisição ou repensar o negócio na região antes que o passivo se torne épico. As três alternativas exigem muito dinheiro. Nenhuma empresa conseguirá manter os prejuízos dos últimos anos sem provocar o nível de tolerância da sua matriz. Montadora não é entidade beneficente e as concessionárias também não são. Não se muda o modelo de negócios da distribuição de veículos no Brasil apenas por meio de um plano desenvolvido dentro dos escritórios.

O.M.

2 Comments

  1. Sou concessionário de automóveis e um grande fã do Orlando Merluzzi e suas publicações. Achei muito interessante o artigo “Até onde a rede de concessionárias aguentar…”. Apenas gostaria de deixar uma sugestão de se fazer uma outra matéria, também a respeito da sobrevivência das concessionárias, mas analisando a relação entre o share e o número de pontos de venda de concessionárias instaladas no país de cada montadora. Por exemplo, a Hyundai faz 8% de share e possui … concessionárias instaladas no país. A Nissan faz 3,5% de share e possui … concessionárias. E assim por diante, comparando essa relação entre o share de cada montadora, versus o número de pontos de venda de concessionárias que essa montadora tem no país.

    1. Obrigado pelo comentário, Jorge. Há três anos eu fiz uma análise de “throughput” mensal das redes de concessionárias e publiquei, o resultado foi bem preocupante para algumas marcas e naquela época o mercado anual havia caído para menos de 2 milhões de unidades. Agora a quantidade de pontos de vendas das marcas mudou bastante e o mercado está crescendo. Vamos atualizar o material e lhe aviso. Um grande abraço, sucesso e bons negócios no mês de junho. OM

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s