Caminhões Extrapesados e o Agronegócio: o segmento que separa os gigantes dos homens

Os caminhões extrapesados costumavam participar, em média, com 30% no total das vendas de caminhões no Brasil. Hoje, representam 50% e o segmento segue o ritmo do agronegócio, que, por sua vez, representa 40% das exportações do País. Essa matriz não vai mudar tão cedo.

A relação de vendas dos caminhões extrapesados com o agronegócio é mais consistente do que as próprias vendas de máquinas agrícolas.

Há 15 anos, Volvo, Mercedes e Scania detinham juntas, 68% do segmento de caminhões extrapesados. Hoje, as três marcas possuem 80% do segmento. Apesar da dança do market share ao longo dos últimos anos, na verdade essas três marcas revesaram-se no palco.

Um único ponto percentual de market share nesse segmento representa dezenas de milhões de dólares no resultado das marcas e no seu fundo de comércio. Some a isso tudo, o crescimento da produção e exportação agrícola, onde os caminhões extrapesados são fundamentais para a logística e reconheça os bons exemplos de gestão de sucesso e estratégias vencedoras das marcas líderes.

Tudo isso impacta positivamente no valor das franquias de cada marca e no fundo de comércio.

Uma combinação perfeita

As três marcas cresceram no segmento que mais cresceu, mais lucrativo e mais profissional. Quando uma das marcas lança novos produtos, como acaba de fazer a MB, dispara uma nova onda de atualização no segmento e continua separando os gigantes dos homens.

Orlando Merluzzi

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s