Gestão de Rede x Market Share: Absorção, Throughput e Equilíbio Financeiro.

Manter uma rede de concessionárias saudável no Brasil, mesmo que com pouca capilaridade, requer um mínimo de 3% de market share e previsibilidade comercial.

Com exceção de marcas premium que possuem maiores margens de comercialização em veículos, peças e serviços, algumas operações com absorção e throughput baixos, navegarão entre três alternativas: crescer organicamente, crescer por aquisição ou repensar o negócio antes que o passivo se torne épico e isso vale para as redes de concessionárias também. As três alternativas exigem muito dinheiro, em um momento de redesenho de modelo de negócios e ascensão da mobilidade inteligente.

Expandir a capilaridade de rede requer estratégias que vão além do lineup de produtos. Nenhuma empresa conseguirá manter prejuízos seguidos sem provocar o nível de tolerância da matriz.

Montadora não é entidade beneficente e as concessionárias também não são.

A conquista de market share no Brasil é função da capilaridade, produto, pós-venda, imagem de marca, atitude comercial, inteligência de mercado, maturidade de gestão e principalmente, compreensão da cultura e tradição do mercado consumidor brasileiro.

Nota: O gráfico é parte de um amplo estudo sobre lucratividade e sustentação no setor automotivo, desenvolvido pela MA8.

O.M.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s