O espólio de mercado da Ford Caminhões em Fundo de Comércio setorial no segmento vocacional Cargo-Diesel
Quem acompanha o setor de caminhões e transporte de cargas “on-road” no Brasil sabe que a Ford começou a sair do mercado, bem antes de fevereiro de 2019, quando anunciou a decisão [veja o gráfico]. A necessidade de enormes investimentos com a chegada das novas tecnologias e demandas regulatórias, rentabilidade, tudo conta e já publiquei aqui no blog, estas e outras razões que levaram a Ford Caminhões à irreversível decisão.
Há um espólio de aproximadamente 10% do mercado para ser dividido e algumas marcas já assumiram a condução do inventário. Atenção: 10% no segmento vocacional-diesel no Brasil representa algo como US$ 2 bilhões no Fundo de Comércio sustentável da cadeia setorial.
Este gráfico, com a evolução do segmento vocacional Cargo-Diesel, também nos permite selecionar subsegmentos para análises individuais. Mercedes Benz e VW/MAN disputam a liderança do setor e metade do mercado acima de 2,8 toneladas de PBT pertence a elas, há mais de vinte anos. A Volvo e a Scania também podem ser analisadas em outro subgrupo por critérios técnicos, culturais, propósitos e desenvolvimento de produto.
O gráfico permite outras análises comportamentais e para esses estudos, o segmento Anfavea acima de 3,5 toneladas de PBT também resulta em um subgrupo.
O cálculo do Fundo de Comércio sustentável na cadeia setorial já foi discutido anteriormente e também está disponível aqui no oleodieselnaveia.