US$ 2 bilhões. Esse é o espólio de mercado da Ford Caminhões

O espólio de mercado da Ford Caminhões em Fundo de Comércio setorial no segmento vocacional Cargo-Diesel

Quem acompanha o setor de caminhões e transporte de cargas “on-road” no Brasil sabe que a Ford começou a sair do mercado, bem antes de fevereiro de 2019, quando anunciou a decisão [veja o gráfico]. A necessidade de enormes investimentos com a chegada das novas tecnologias e demandas regulatórias, rentabilidade, tudo conta e já publiquei aqui no blog, estas e outras razões que levaram a Ford Caminhões à irreversível decisão.

Há um espólio de aproximadamente 10% do mercado para ser dividido e algumas marcas já assumiram a condução do inventário. Atenção: 10% no segmento vocacional-diesel no Brasil representa algo como US$ 2 bilhões no Fundo de Comércio sustentável da cadeia setorial.

Este gráfico, com a evolução do segmento vocacional Cargo-Diesel, também nos permite selecionar subsegmentos para análises individuais. Mercedes Benz e VW/MAN disputam a liderança do setor e metade do mercado acima de 2,8 toneladas de PBT pertence a elas, há mais de vinte anos. A Volvo e a Scania também podem ser analisadas em outro subgrupo por critérios técnicos, culturais, propósitos e desenvolvimento de produto.

O gráfico permite outras análises comportamentais e para esses estudos, o segmento Anfavea acima de 3,5 toneladas de PBT também resulta em um subgrupo.

O cálculo do Fundo de Comércio sustentável na cadeia setorial já foi discutido anteriormente e também está disponível aqui no oleodieselnaveia.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s