Agronegócio | Caminhões Pesados x Safra x Equipamentos Agrícolas

A queda nas vendas de CAMINHÕES está menor que o esperado, pelo menos até aqui. Imaginava-se uma retração de 30% nas vendas em 2020, por causa da pandemia, mas estamos navegando com 15% de retração, em relação ao mesmo período de 2019.

Para os CAMINHÕES PESADOS, céu de brigadeiro com algumas nuvens esparsas. A relação entre a venda de caminhões pesados e o total das vendas de caminhões acima de 3,5 toneladas continua em 50% do mercado, graças ao AGRONEGÓCIO. Considerando que a produção de grãos deve seguir forte nos próximos anos, o segmento mais profissional e exigente do setor de caminhões promete boa lucratividade, mas muita competição.

Salvo algumas exceções tecnológicas fora da curva, o produto nesse segmento tende a ser uma commodity. Assim, farão a diferença as marcas com governança no pós-venda e rede de concessionárias capilar e capitalizada. Nesse segmento o mercado é cruel e costuma não perdoar experiências malsucedidas. A relação de dependência dos caminhões pesados com a produção agrícola é maior que a relação entre a safra e as vendas de equipamentos agrícolas.

OM

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s