Excelente notícia para o setor automotivo e para o mercado aftermarket. O DOU publicou em 17/05/2021 a RESOLUÇÃO que institui o PROGRAMA COMBUSTÍVEL DO FUTURO. Na prática, essa resolução bate de frente com o irresponsável PL 304/2017, em tramitação no Senado Federal, que, se aprovado, fará com que muitas montadoras deixem o Brasil. Ler artigo publicado aqui no oleodieselnaveia sobre o tema.
A Resolução publicada tem o objetivo de propor medidas para incrementar a utilização de combustíveis sustentáveis, de baixa intensidade de carbono e tecnologia veicular nacional com vistas à descarbonização da matriz energética de transporte nacional, com os princípios de proteção dos interesses do consumidor; uso de fontes alternativas de energia; estímulo ao desenvolvimento tecnológico nacional; integração entre a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio), Biodiesel, Proconve, Rota 2030; avaliação das tecnologias da célula a combustível disponíveis, criação de corredores verdes para abastecimento de veículos pesados movidos a Gás; viabilidade da produção em larga escala de etanol de 2ª geração; combustíveis sustentáveis e de baixa intensidade de carbono no ciclo diesel; entre outros incentivos.
Um passo muito importante na valorização da matriz energética brasileira, possível e viável para a economia e para o setor automotivo.
Acesse a íntegra da RESOLUÇÃO no link do Diário Oficial da União.