Você compraria um carro elétrico usado?
Os recentes “recalls” por causa do risco de incêndio tem um custo elevado para algumas montadoras, além dos acordos de garantia. É o custo intangível que afeta a imagem e a confiança dos consumidores em comprarem carros elétricos com a atual tecnologia.
Uma das maiores montadoras do mundo enviou comunicado oficial aos clientes, recomendando que não estacionassem seus carros elétricos dentro de suas garagens, até que a questão fosse resolvida em definitivo. Como solução paliativa, atualizou o software para 90% da carga máxima, mas a solução do hardware ainda está sendo desenvolvida. Essa é uma das principais razões, pelas quais algumas marcas estão acelerando o desenvolvimento de baterias em estado sólido (SSB). Contudo, as baterias “solid-state” podem ser menores, mais leves e mais densas, assegurando maior autonomia, mas aparentam ter uma vida útil menor (menos ciclos), segundo uma nota da Toyota, empresa que promete ser a primeira a colocar as baterias SSB na estrada.
É questão de tempo, pouco tempo para que as baterias sejam reinventadas e as vendas de carros elétricos possam decolar, de fato. Por enquanto, resta torcer para que nenhum carro desses resolva queimar no segundo subsolo de um prédio de apartamentos. Para quem já viu um carro elétrico pegando fogo, não há o que apague.
Leia a matéria da Forbes sobre o tema. https://www.forbes.com/wheels/news/battery-car-fires/