Carros Elétricos e o “Fundo Financeiro Estrutural” para concessionárias e montadoras.

Por que criar um Fundo Financeiro Estrutural para viabilizar a expansão do novo modelo de negócio no Brasil?

Plano Eletrificação Banner

Os planos e fundos de capitalização das redes de concessionárias salvaram o negócio muitas vezes, ao longo das últimas décadas. Se não fossem os fundos criados para autofinanciar e respaldar faturamentos de atacado e “floor plan”, em carros e caminhões, várias redes de concessionárias teriam quebrado em decorrência das muitas crises econômicas que enfrentamos no Brasil e com elas, algumas marcas já teriam deixado o país. Felizmente, quando a água chegou no nariz, havia recursos para evitar o colapso. Além disso, foi graças aos bem sucedidos planos de capitalização das redes de concessionárias que muitas marcas puderam crescer e conquistar espaço no mercado.

Carro elétrico: um caminho sem volta

Agora é o momento de desenhar as bases para implementar os fundos financeiros estratégicos que permitirão o sucesso dos carros elétricos no país, os quais, cedo ou tarde tomarão as ruas, dependendo dos planos de cada fabricante, mas é um caminho sem volta. Contudo, desta vez, os fundos e planos de “Eletrificação Estrutural” automotiva servirão para viabilizar estratégias e políticas de mercado, muito mais que autofinanciar o “floor plan” ou outra modalidade de faturamento, mesmo porque, as fabricantes já indicaram que darão preferência para o faturamento direto ao cliente final.

As agências (ou agentes), em substituição às redes de concessionárias para venda dos carros elétricos, enfrentarão dificuldades legais – leia aqui – para serem instaladas no Brasil e as concessionárias permanecerão como parte fundamental no processo de vendas, aculturamento e experiência do cliente.

Quer saber mais sobre essas estratégias e como o Fundo Estrutural de Eletrificação pode ser implementado para as montadoras e redes de concessionárias? Gostaria de conhecer as oportunidades de negócio por trás de tudo isso? Fale comigo, procure-me na MA8 e eu lhe mostrarei os detalhes e o caminho para solucionar algumas dessas equações. Participei da criação e gestão de vários fundos de capitalização, nos últimos trinta e sete anos, como coadjuvante ou protagonista e sei bem o que essa importante ferramenta pode significar para o sucesso do negócio da mobilidade elétrica no Brasil. 

Orlando Merluzzi (*)


(*) Sócio da MA8 Consulting, consultor de empresas, conselheiro e especialista em gestão, governança e estratégia de negócios, atua no setor automotivo há 37 anos, dos quais, 30 anos dedicados ao relacionamento entre redes de concessionárias, associações e as fabricantes de veículos (carros, caminhões e máquinas).

 

Leave a comment